terça-feira, 14 de abril de 2009

Barcelona, Mies van der Rohe

Uma das cadeiras mais conhecidas do mundo, mas nem de perto a mais confortável, a Barcelona MR90 criada em 1929 por Mies van der Rohe que se inspirou em um trono da Roma antiga, conhecido como sella curulis, onde tinha as pernas cruzadas. Tratava-se de um símbolo do poder perpétuo.

Com uma estrutura que nada tem de ornamental – talvez só o aceno à herança romana aristocrática – a Barcelona foi, originalmente concebida em peças de aço tubular, material no qual Van der Rohe e Marcel Breuer foram pioneiros na Alemanha. Eram barras de aço separadas, parafusadas umas nas outras, que depois evoluíram para uma única peça de aço inoxidável: no modelo feito hoje em dia, as pernas se cruzam num ponto de inflexão maciço, mas de extrema leveza. Do original também mudou o revestimento, que, antes de couro bege de porco, passou a ser feito de couro bovino.

Embora não faltem imitações dessa que é uma das mais conhecidas e cobiçadas do design mundial, as cadeiras Barcelona produzidas pela Knoll, única detentora dos direitos sobre o desenho, atualmente são feitas à mão, em aço cromado, e trazem gravada a assinatura de Mies van der Rohe.





0 comentários: