sábado, 4 de abril de 2009

DAR, Charles e Ray Eames

Composta por assento e encosto de poliéster moldado e reforçado com fibra de vidro. Na base, veios de metal que formam uma trama chamada por Charles e Ray Eames de Torre Eiffel e com pés com amortecedores de borracha.

A idéia da cadeira DAR (Daning Armchair Rod) surgir em um Concurso Internacional de Móveis de Baixo Custo , foi mostrado no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa). A princípio a base iria ser feita em metal, mas o material apresentava preço elevado, incompatível com a competição. A solução surgiu após um contato com a fabricante de plásticos Zenith of Gardena, na Califórnia. As peças apresentavam, ainda, um reforço de vibra de vidro. Depois de terem avaliado o material, os Eames desenharam e colaboraram para o desenvolvimento, junto com a Zenith, da parte superior da DAR. Depois, nos anos 50, a empresa iniciou a produção em massa das peças.

O modelo original saiu de produção em 1989, mas diversas modificações surgiram depois e resultaram na criação de outras cadeiras de baixo custo, alta durabilidade e com o incomparável design que evoca modernidade e estética pop.




0 comentários: